Série A: Ceará faz melhor campanha na história dos pontos corridos após 24 rodadas

O atual desempenho do Alvinegro supera todos os anos anteriores até este momento da competição. Com ataque forte, Vovô tem chance de fazer campanha histórica

As recentes vitórias contra adversários diretos, construídas com autoridade, garantem: o Ceará vive o melhor momento na Série A do Campeonato Brasileiro em 2020. Mais que isso, caminha para construir uma trajetória histórica e que já tem, até aqui, alguns feitos marcantes. Um deles é que, após 24 rodadas, o Alvinegro faz a melhor campanha da história do clube na era dos pontos corridos do Brasileirão.

Atualmente na 9ª colocação, com 32 pontos, o desempenho supera o que o Vovô havia alcançado nesta mesma altura da competição em anos anteriores. Desde que a Série A passou a ter o atual formato, o Ceará disputou o campeonato outras quatro vezes, em 2010, 2011, 2018 e 2019.

Ouça o CearáCast

 

Powered by RedCircle

 

O desempenho que mais se aproxima é o de 2010. Quando retornou à elite do futebol brasileiro após 16 anos, o Alvinegro havia acumulado 30 pontos em 24 jogos e estava na 13ª posição, com um aproveitamento de 41,7%, inferior aos atuais 44,4%. Naquela temporada, o time encerrou a disputa no 12º lugar, garantindo classificação para a Copa Sul-Americana, com 47 pontos. Restam 16 pontos para que o Vovô possa, então, superar a melhor campanha na história dos pontos corridos ao fim do campeonato.

Em todos os outros anos, o torcedor alvinegro passou sufoco com as campanhas do clube. Em 2011, o time acabou rebaixado, e em 2018 e 2019, apenas conseguiu escapar nas últimas rodadas. Nas últimas duas temporadas, o Vovô chegou à 24ª rodada na zona de rebaixamento, estando em 19º e 17º, respectivamente.

A expectativa é que agora a permanência na Série A possa ser assegurada com mais tranquilidade. Dentro de campo, o time vai fazendo a sua parte e caminha para isso, obtendo resultados importantes contra concorrentes diretos, como foi contra Vasco e Bahia.

O atual aproveitamento é tão positivo que o Ceará está mais próximo da zona de Libertadores (6 pontos) que da zona de rebaixamento (8 pontos). A situação pode ficar ainda mais tranquila nas rodadas seguintes, considerando que os dois próximos jogos são contra concorrentes diretos (Atlético-GO e Fortaleza), ambos na Arena Castelão.

Ataque positivo

Um dos trunfos do time treinado por Guto Ferreira tem sido o poder ofensivo. O Ceará já marcou 34 gols na competição, sendo dono do 5º melhor ataque da Série A, em números absolutos, ao lado do Fluminense.

Além disso, o Alvinegro já superou a quantidade total de gols marcados em todo o Brasileirão 2018.

Naquele ano, o primeiro do Vovô de volta à elite do futebol nacional após o rebaixamento em 2011, o Ceará marcou 32 gols em 38 rodadas.

A eficácia no ataque foi determinante na construção da goleada por 4 a 1 sobre o Vasco e o triunfo por 2 a 0 sobre o Bahia.

Com um recorte mais amplo, foram 11 gols marcados nas últimas cinco partidas na Série A.

Somente com o tempo será possível saber se a campanha do Ceará se concretizará, ao fim da competição, como a melhor do clube desde que a Série A passou a ser disputada no atual formato. Mas é certo que, se continuar nesta toada, as chances de que isto aconteça são bem grandes.

Fonte, DN

Comentários