Clientes acusam agência de turismo de golpe após cancelamento de viagens e atraso no reembolso

  • 21/05/2025
(Foto: Reprodução)
Em alguns casos, os clientes estavam há mais de um ano para viajar quando receberam a informação de que a excursão seria cancelada. Agora, eles tentam reaver o dinheiro. Agência de turismo cancela viagens e clientes ficam no prejuízo  Dezenas de clientes estão acusando uma empresa de turismo de golpe depois que tiveram suas viagens canceladas e não conseguiram o reembolso. Em alguns casos, os clientes estavam há mais de um ano esperando pelo dia de viajar. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp A denúncia é contra a empresa Holliday Viagens e Turismo, que opera em um sistema de venda de pacotes com datas pré-definidas. A maior parte dos destinos oferecidos pela companhia, localizada em Fortaleza, são em cidades do Nordeste. A empresa afirma que trabalha para normalizar as operações e para ressarcir os clientes (veja a resposta completa abaixo). A TV Verdes Mares conversou com algumas pessoas que tiveram os pacotes cancelados. Eles afirmam que há, pelo menos, 40 pessoas nesta situação. Os clientes também denunciam que, quando solicitado, a empresa chega a confirmar o reembolso, mas o pagamento não é realizada. Uma das vítimas, que preferiu não se identificar, conta que em março de 2024 comprou um pacote para quatro pessoas para viajar para Natal e Pipa, no Rio Grande do Norte. A viagem deveria ter ocorrido em maio de 2025, no entanto, foi cancelada poucos dias antes da data marcada. "Eles cancelaram com uma justificativa que não fez sentido porque falaram que o ônibus não tinha a quantidade de pessoas suficientes, mas a gente já tinha perguntado pra eles se tinha vaga, para uma outra pessoa comprar, e felizmente eles disseram que não tinha, porque senão seria um prejuízo para essa pessoa", afirmou a cliente. A cliente também conta que, pouco antes do cancelamento, ela chegou a solicitar a troca de um dos ocupantes do pacote, e a mudança foi feita mediante pagamento de uma taxa extra. "Solicitamos a troca de ocupantes, eles fizeram a troca, cobraram essa troca e pouquinho tempo depois cancelaram a viagem. Então a gente ficou com esse prejuízo", lamenta. Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, era um dos destinos oferecidos pela empresa Holliday Fernanda Zauli/g1 Outra cliente com a qual a TV Verdes Mares conversou, e que também prefere não ser identificada, relata ter comprado um pacote de viagem em abril de 2023 para viajar em setembro de 2024. Um mês antes do embarque, recebeu um email da empresa afirmando que não seria possível realizar a viagem na data escolhida. "Eu solicitei o reembolso do valor pago pelo pacote de viagens. A empresa me deu 90 dias úteis para receber o reembolso. Se passaram os 90 dias úteis e a empresa não realizou o combinado. Eu entrei em contato, falei com o jurídico deles, mas infelizmente não conseguimos entrar em um acordo comum para esse reembolso se realizar. Então eu abri uma reclamação no Procon, o Procon entrou em contato com eles, mas infelizmente também não teve sucesso. O Procon marcou uma audiência de conciliação, comigo e com a empresa Holliday Viagens e Turismo, onde no dia agendado a empresa não compareceu à audiência", reclama. Em nota, a Polícia Civil informou que o caso está investigado pelo 35º Distrito Policial, em Fortaleza, como possível crime contra o consumidor. O que diz a empresa Por meio da nota, a Holliday informou que está trabalhando para "normalizar as operações e minimizar os transtornos enfrentados por alguns clientes", especialmente quanto ao cancelamento de pacotes e ao atraso nos reembolsos. "Esclarecemos que grande parte das dificuldades atuais decorre da crise enfrentada por parceiros comerciais responsáveis pela emissão de passagens aéreas, em especial as empresas 123 Milhas e Art Viagens, ambas envolvidas em processo de recuperação judicial. Tal cenário afetou diretamente a execução dos serviços contratados pela Holliday, causando impactos significativos em sua operação e exigindo a adoção de um processo de reestruturação interna", disse a companhia. A Holliday também afirmou que os pagamentos dos reembolsos já estão sendo realizados e que os clientes podem acompanhar as solicitações por meio do site da empresa. "A Holliday Viagens e Turismo Ltda reitera seu compromisso com a transparência, a boa-fé e o respeito aos consumidores, permanecendo empenhada em resolver todas as demandas de forma ágil, eficiente e equilibrada, dentro do cenário atual e com os recursos disponíveis", concluiu. Assista aos vídeos mais vistos do Ceará

FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/05/21/clientes-denunciam-golpe-apos-agencia-de-turismo-cancelar-viagens-e-atrasar-reembolso.ghtml


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