Falha no sistema do INSS frustra atendimento após serviços ficarem suspensos por dias
02/02/2026
(Foto: Reprodução) Após fechado para mudança em sistema, rede do INSS volta a ficar fora do ar
Uma falha no sistema do INSS frustrou beneficiários que buscaram atendimento nas agências e nos canais digitais nesta segunda-feira (2). O retorno dos serviços estava previsto para esta segunda, após dias de suspensão por conta de uma manutenção e migração de sistema, mas o cenário encontrado foi de instabilidade, informações desencontradas e pessoas deixando as unidades sem conseguir resolver demandas básicas.
Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Em uma agência no Centro de Fortaleza, beneficiários relataram que, ao chegarem ao local, foram informados de que o sistema estava fora do ar. Apenas atendimentos previamente agendados, como perícias médicas, estavam ocorrendo.
Quem procurou a agência sem agendamento, seja para procedimentos como troca de senha ou outros serviços administrativos, não conseguiu atendimento. A situação gerou confusão, especialmente entre aposentados e pensionistas, público majoritariamente idoso e, em muitos casos, em situação de vulnerabilidade.
Falha no sistema do INSS frustra atendimento após serviços ficarem suspensos por dias.
TV Verdes Mares/Reprodução
Em nota, o INSS informou que os atendimentos nas Agências da Previdência Social, da Central 135 e do Meu INSS foram retomados normalmente nesta segunda-feira (2).
“Ao longo da manhã, não foram registradas instabilidades sistêmicas ou ocorrências relevantes. Observou-se apenas um aumento pontual na demanda presencial em algumas unidades, sem prejuízo ao atendimento dos segurados”, disse o órgão.
Ainda segundo o INSS, a agência Fortaleza-Centro iniciou o atendimento às 7h desta segunda-feira (2) para serviços agendados e espontâneos. Após problemas no sistema para emitir senhas da Plataforma Gov.br, o serviço espontâneo e de livre demanda foi retomado às 10h.
A beneficiária Vanusa, que chegou à agência por volta das 6h30, contou que tenta trocar a senha desde dezembro. Segundo ela, a expectativa foi criada após a divulgação de que os serviços voltariam a funcionar nesta segunda-feira.
“Disseram que estava fora do ar e sem previsão. Isso é horrível. A gente precisa”, desabafou. Outra beneficiária, Valdete, relatou enfrentar o mesmo problema há semanas e disse que não recebeu qualquer orientação sobre quando o sistema seria restabelecido.
O INSS informou que segue monitorando a situação em tempo real e mantém diálogo permanente com a Dataprev para assegurar o atendimento à população.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: