Polícia Civil de AL desarticula esquema nacional do falso dono de loteria em operação integrada
03/12/2025
(Foto: Reprodução) Polícia Civil de Alagoas deflagra Operação Sorte de Areia
A Polícia Civil de Alagoas deflagrou a Operação Sorte de Areia para desarticular um esquema nacional conhecido como “golpe do dono falso de loteria”. A ação foi realizada pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) em parceria com as polícias civis de Goiás, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Alagoas, o prejuízo identificado ultrapassa R$ 1 milhão, e a maioria dos suspeitos é de Goiás.
Quatro investigados continuam foragidos: o líder da organização, que mora em São Paulo; dois suspeitos em Goiás; e um jogador de futebol que atua no Leste Europeu.
A delegada Maria Eduarda afirmou que estão sendo tomadas medidas para localizar todos os alvos, inclusive o investigado que está fora do país.
Segundo o delegado Igor Diego, os criminosos se passavam por donos de lotéricas e induziam funcionários a pagar boletos falsos. Os valores eram enviados para contas de laranjas e, depois, repassados aos líderes do grupo.
Operação Sorte de Areia e desarticula esquema nacional de estelionato e lavagem de dinheiro.
Reprodução/PC-AL
Foram cumpridos 21 mandados judiciais, sendo seis de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió. Duas pessoas foram presas, cinco veículos e outros bens foram apreendidos, e houve bloqueio judicial de valores que podem chegar a R$ 3 milhões. Um homem foi detido por posse irregular de arma de fogo.
O delegado José Carlos informou que o compartilhamento de informações com o GEIC, de Anápolis, ajudou no avanço das investigações, que já vinham sendo realizadas em outros estados. Em Goiás, as diligências foram coordenadas pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC) local.
O delegado Igor Diego destacou a atuação conjunta das polícias e o apoio do Ministério da Justiça por meio da Operação Renorcrim e do programa Impulse.